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Notícias

Agremiação dos auditores internos de Moçambique

Assinalado a 17 de Maio mais um aniversário da criação da agremiação dos auditores internos de Moçambique. Nesse âmbito, o Conselho de. Direcção  realizou-se um convívio que reuniu entre outros, os membros dos órgãos sociais da agremiação, os membros fundadores e parceiros estratégicos da AMAI.

Portfólio da Agremiação

 

Maputo, Setembro de 2019

 

A AMAI é uma organização de profissionais de auditoria e controlo interno, sem fins lucrativos, de direito privado e de âmbito nacional.

Criada em 2005 por 24 membros fundadores e profissionais de várias áreas ligadasà prestação de contas, foi registada como Associação Moçambicana de Auditores Internos. Em2010, passou a ser um dos capítulos do IIA Global em África, tendo adoptado a designação IIA -Moçambique.

Em finais de Abril do corrente ano, por deliberação da Assembleia Geral retornouà designação AMAI, em consequência de desafiliaçãopelo IIA Global.

 

VISÃO

Afirmar a AMAI como uma instituição de referência no provimento de serviços de capacitação e formaçãocontínua, bem como a certificação profissional nas áreas de auditoria e controlo interno;

Estabelecer um código de ética para os profissionais de auditoria baseado nas melhores práticas internacionalmente aceites;

Encontrar mecanismos adequados à profissionalização dos técnicos do sector público ligados à auditoria e controlo interno.

 

OBJECTIVOS

Defender e promover o valor que os profissionais de auditoria interna agregam às suas organizações;

Fornecer oportunidades de desenvolvimento profissional e difundir normas e outras orientações práticas profissionais;

Garantir autonomia financeira da agremiação para assegurar a sua continuidade, estabelecendo como prioridade o saneamento financeiro da mesma;

Repôr a credibilidade da agremiação junto dos membros e dos seus potenciais utentes;

Promover e incentivar a cultura de responsabilidade individual e corporativa na prestação de contas, para uma gestão sustentável.

 

TRABALHOS REALIZADOS

Desde a sua criação, a agremiação tem realizado actividades de capacitação e formação de profissionais interessados em matérias ligadas à prestação de contas.

As actividades têm sido realizadas localmente, por meio de formadores ou oradores em sala de aula, seminários, conferências ou “workshops”. Podem ainda ser realizadas,com recurso às tecnologias de informação ligadas ao ensino à distância.

Janeiro de 2019 –A AMAI retomou o  ciclo de formações em “Conta de Gerência”em parceria com a Inspeção Geral de Finanças, tendo capacitado e formado13 profissionais de auditoria interna de 5instituições, nomeadamente: Maputo Sul, IGEPE, FUNAE, BVM, FDS.Estas formações tiveram a duração de 3 dias.

Fevereiro de 2019 – A AMAI comemorou 14 anos de existência, tendo reunido os membros fundadores, os órgãos sociais eleitos, bem como os cessados em Agosto de 2018. Ainda nesse mês realizou em parceria com a IGF,a segunda formação de Conta de Gerência para colaboradores da Agência do Zambeze, Fundo Bibliografico, Maputo Sul e Inspecção Geral de Jogos, totalizando 10 participantes.

A Presidenteda agremiação e um membro participaram na 26ª conferência Internacional ESAAG na Zâmbia. Esta conferência, touxe benefícios para a Instituição, uma vez que seus representantes tiveram a oportunidade de expôr as suas actividades a nível internacional e trocar experiências com outros países sobre matérias de formação e certificação,dando a conhecer o estágio dos trabalhos em Moçambique.

Ainda neste período, em parceria com a RSM,iniciou a actualização da base de dados dos membros da agremiação, processo ainda em curso.

Março de 2019 –Em parceria com oIPAIInstituto Português de Auditores Internos, realizou a primeira fase de preparação da formação para a obtenção de Certificação Internacional em Auditoria Interna (CIA)para 51 colaboradores do BCI. Esta formação incluiu as seguintes temáticas: (a) Normas Profissionais de Auditoria Interna, (b) Ética em Auditoria Interna e (c) Introdução ao Controlo Interno e Auditoria Interna, ministrada por um profissional CIA de Portugal.

Abril de 2019 –A AMAIrealizou a 3ªformação em Conta de Gerência para técnicos da autarquias de Boane, do Fundo da Paz e Reconciliação Nacional e do MITADER, que teve a duração de 5 dias e contou com parceria da IGF.

Nos dias dois e nove de Abril de 2019, realizou-se a Segunda Assembleia Geral Ordinária  da agremiação, com objectivo de apreciar os relatórios e contas relativos aos anos 2016, 2017 e 2018e deliberar sobre o retorno à anterior designação, passando de IIA para AMAI.Na mesma altura foi deliberada a aprovação do Plano de Actividades e Orçamento para o ano 2019.

Maio 2019– Em parceria com a IGF realizou-se uma formação em“Conta de Gerência” para 13 colaboradores do Instituto Nacional de Petróleos – INP,tendo sido ministrada por formadores da IGF.Para a mesma instituição, foi realizada umaformação de 3 dias, em matérias de “Finanças Públicas”, tendo beneficiado 11 profissionais.

Junho a Setembro– a agremiação esteve envolvida em processos de legalização da documentação necessária para o exercício da actividade, tendo obtido a Certidão Comercial com a nova designação, o Alvará, actualizado o NUIT e a certidão de inscrição no cadastro da UFSA.

Ainda neste período, foram auditadas as contas da agremiação, relativas ao período de 2015 a 2018.

 

PARCEIROS

Nome da organização Áreas de Acção
IGF – Inspecção Geral do Estado ·         Actividades de formação e Subsistema de controlo Interno.
IGEPE ·         Por firmar.
AA Partners ·         Formação.
UEM – Universidade Eduardo Mondlane ·         Formação.
MISAU- Ministerio da Saúde ·         Formação.
ESAME ·         Por firmar.
OCAM ·         Parceria para Formações.
IPAI – Instituto Português de Auditoria Interna ·         Formação (incluindo a certificação internacional)
IIA – South Africa ·         Formação (incluindo a certificação internacional)

 

 

AMAI – Por uma Auditoria Interna de Excelência